Na teia do homem aranha

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Emuladores e roms: ilegal?


Alguns sites e fóruns sempre expuseram a idéia de que o uso de emuladores e roms é ilegal. Certa vez, fui a uma loja de games perguntar ao vendedor se tinha o portátil Dingoo, ele falou que não, riu da minha cara e ainda disse que emuladores são ilegais. Aí agora resolvi procurar saber: usar emuladores e roms é ilegal?

A resposta é: NÃO. Leia o texto abaixo:

Estados Unidos regularizam uso de ROMs de videogames obsoletos


          Em resposta a um pedido feito por Brewster Kahle, do Arquivo de Internet, a Biblioteca do Congresso dos EUA acabou com a proteção de direitos autorais de jogos eletrônicos de videogames obsoletos no Digital Millennium Copyright Act. A nota é do site Gamasutra (em inglês).
          De acordo com o pedido original, a requisição foi feita para que fosse possível migrar obras originais de formatos obsoletos de hardware para sistemas de armazenamento mais modernos, com o intuito de preservar as obras originais para diversos fins. Segundo o adendo, serão considerados obsoletos os videogames cujas "máquinas ou sistemas necessários para recriar a percepção da obra armazenada nesse formato não esteja mais em produção ou não possa mais ser razoavelmente encontrada disponível no mercado comum".
         Com a decisão, ROMs de jogos de antigos videogames como o Atari 2600, NES, Mega Drive e computadores como o Spectrum ZX e o Apple ][ passariam a ser de domínio público e poderiam ser distribuídos livremente - mas o mesmo não aconteceria com o PlayStation One e Game Boy, já que mesmo os primeiros cartuchos do Game Boy e os discos do PSOne ainda podem ser utilizados no Game Boy Advance e PlayStation 2, respectivamente. ROMs são cópias idênticas do conteúdo dos discos ou cartuchos originais, comumente usadas para recriar o game em um emulador.
         Empresas como a Electronic Arts e Nintendo, entre outras, devem recorrer da decisão.
http://www1.uol.com.br/jogos/noticia...lt530u1750.shl



Ainda pesquisando na Internet, achei alguns sites explicando que a patente de muitos dos antigos consoles, incluindo o SNEs, já venceram a muito tempo. Isso permite o uso e divulgação pública desses games. Ou seja, usar Caanoo, Dingoo e similares NÃO É ILEGAL! Bom pra nós!

O site http://www.retroplayers.com.br/?p=5223 dá mais detalhes sobre isso.

3 comentários:

  1. Menos mal né..xD
    Tira um pouco um "peso" da consciência ao saber disso, rs. Mas é um assunto complicado né, ao entrar nesse terreno de direitos autorais e blá, blá, tudo complica. Ninguem quer perder os direitos de nada e com razão né. Agora, não querendo desrespeitar ninguém (xD), ainda bem que temos o caanoo (ou o dingoo), e podemos usufruir desses maravilhosos jogos. =]

    ResponderExcluir
  2. Cara, tira um peso de mim também...com certeza é um assunto polêmico,mas fica claro que ilegal, criminoso, nao é. Sim, ainda bem que temos esses consoles, e fala a verdade, melhor que jogar esses games no pc é jogar nesses portáteis...demais!abraçao!

    ResponderExcluir
  3. E jogar GBC e GBA no Dingoo não é ilegal não?
    Deveria ressaltar isso também:
    "mas o mesmo não aconteceria com o PlayStation One e Game Boy, já que mesmo os primeiros cartuchos do Game Boy e os discos do PSOne ainda podem ser utilizados no Game Boy Advance e PlayStation 2, respectivamente."

    ResponderExcluir